Mallorka



Este blog foi criado com a finalidade de divulgar notícias de cidades brasileiras e portuguesas, abordando assuntos nacionais e internacionais tais como: praias, cidades e seus costumes, suas culinárias, um pouco de história das mesmas,seus rios e tudo aquilo que possa dar uma idéia de como o mundo é belo, desde que se aproveite a beleza que Deus nos presenteou.

sábado, 19 de março de 2011

RIOS DE PORTUGAL - RIA DE AVEIRO

Numa distância de 45 km, e com uma largura máxima de 11 km (no sentido Ovar - Mira), a Ria de Aveiro tem pouca profundidade e nela desaguam o Rio Vouga, o Antuã, o Boco e o Fontão, tendo como única comunicação com o mar um canal que permite o acesso ao Porto de Aveiro de embarcações de grande dimensão.
A Ria de Aveiro abarca onze mil hectares, dos quais seis mil estão permanentemente alagados, desdobrando-se em quatro importantes canais que circundam um sem número de ilhas e ilhotes.
Aqui as salinas dominam a paisagem, ocupando perto de 50 mil hectares, boa parte classificados de Interesse Ambiental pela União Europeia.
Estas águas livres são habitat de variada fauna piscícola, produzindo também variadas espécies de algas, perfeitas para o alimento de algumas aves. O cordão dunar, para além de representar importante barreira natural contra o avanço do mar, caracteriza-se pela presença de comunidades vegetais específicas, que o enriquecem.
Muito característicos da Ria são os coloridos e engraçados Barcos Moliceiros, originalmente concebidos para apanha do Moliço, a principal fonte de adubagem nas terras de Aveiro, mas hoje em dia mais virados para uma nova indústria: a Turística. 


Fotos: Carlos Lopes

                                         Ancoradouro
                                         Barcos de passeio Turísticos
                                         Vista  das residências e do Ancoradouro
                               Salinas do Ria

Nenhum comentário:

Postar um comentário