....Com esta medida, a América Portuguesa passava a compreender três unidades administrativas autônomas.
9 de Julho de 1774 - extinção do Estado do Maranhão e Piaiuí e do Estado do Grão-Pará e Rio Negro, e subordinação de suas antigas capitanias ao Vice-rei do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
7 de Setembro de 1822 - a Independência do Reino do Brasil. As capitanias daquele Reino tornam-se províncias.
15 de agosto de 1823 - Em reunião em Belém, o governo local decide unir-se ao Brasil indepedente. A mudança ficou conhecida como "Adesão do Pará", proclamada por D.Romualdo Coelho. A Capitania do Grão-Pará foi incorporada ao Império do Brasil como a província do Grão-Pará.
5 de Setembro de 1850 - A província do Grão-Pará foi desmembrada em duas unidades, formando as províncias do Pará e do Amazonas (Antiga capitania de São José do Rio Negro).
15 de novembro de 1889 - Proclamação da República. As províncias passam a ser denominadas como estados. Assim a província do Pará passou a ser denominada Estado do Pará.
1943 - Criação do Território Federal do Amapá. em área desmembrada do estado do Pará.
CAPITANIAS DO BRASIL
AS QUINZE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS INICIAIS
Baía de Todos os Santos - Ceará - Espírito Santo - Ilhéus - Itamaracá - Maranhão (duas secções) - Pernambuco e Porto Seguro - Rio Grande - Santana - Santo Amaro - São Tomé - São Vicente (duas secções)
CAPITANIAS DERRIVADAS DAS INICIAS E DE NOVOS TERRITÓRIOS
Alagoas - Goiás - Estado do Grão-Pará - Mato Grosso - Estado do Maranhão - Minas Gerais - Paraiba - Piauí - Rio de Janeiro - Rio Grande de São Pedro - São José do Rio Negro - São Paulo e Minas de Ouro - São Paulo - São Pedro do Rio Grande do Sul - Santa Catarina - Sergipe.
Consulta: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário