Mallorka



Este blog foi criado com a finalidade de divulgar notícias de cidades brasileiras e portuguesas, abordando assuntos nacionais e internacionais tais como: praias, cidades e seus costumes, suas culinárias, um pouco de história das mesmas,seus rios e tudo aquilo que possa dar uma idéia de como o mundo é belo, desde que se aproveite a beleza que Deus nos presenteou.

terça-feira, 29 de março de 2011

HISTÓRIA DO PARÁ - CICLO DA BORRACHA

Primeiro ciclo: O Pará apresenta uma economia sem relevância até cerca de 1880, quando começa o Ciclo da Borracha: migrantes são recebidos, principalmente do nordeste, para realizarem a extraçãodo látex.
Durante quase 40 anos, Belém do Pará foi a residência dos barões da borracha, onde foi construída até uma réplica de Paris pelo então prefeito Antonio Lemos: uma reforma urbana invejável até para o Rio de Janeiro e São Paulo. Na década de 1910 termina o ciclo da borracha.

Segundo ciclo: Na Segunda Guerra Mundial, pelas mãos de Getúlio Vargas, foi criado o Banco de Crédito da Borracha, (hoje Banco da Amazonia S/A - BASA), para incentivar a retomada da extração de látex para exportação, com a demanda dos Estados Unidos, o que ficou conhecido como o Segundo Ciclo da Borracha.  Na mesma época, o governo estadunidense, interessado na localização  estratégica de Belém, como o aeroporto, vila militar, Grande Hotel. Porém o segundo ciclo não tarda a findar. O Pará renegado outra vez à pobreza.

Redescoberta: Em 1960,  o presidente  JK constrói Brasília e paralelamente constrói rodovias radiais, livrando ligando diversas regiões do país a nova capital,sendo a rodovia Belém-Brasília uma delas. mudando a temática de transportes no Pará e na Amazônia, que era totalmente fluvial, passando a ser rodoviarista, facilitando o escoamento de produtos e pessoas em direção ao Distrito Federal e ao resto da nação;

Nenhum comentário:

Postar um comentário