Primeiro ciclo: O Pará apresenta uma economia sem relevância até cerca de 1880, quando começa o Ciclo da Borracha: migrantes são recebidos, principalmente do nordeste, para realizarem a extraçãodo látex.
Durante quase 40 anos, Belém do Pará foi a residência dos barões da borracha, onde foi construída até uma réplica de Paris pelo então prefeito Antonio Lemos: uma reforma urbana invejável até para o Rio de Janeiro e São Paulo. Na década de 1910 termina o ciclo da borracha.
Segundo ciclo: Na Segunda Guerra Mundial, pelas mãos de Getúlio Vargas, foi criado o Banco de Crédito da Borracha, (hoje Banco da Amazonia S/A - BASA), para incentivar a retomada da extração de látex para exportação, com a demanda dos Estados Unidos, o que ficou conhecido como o Segundo Ciclo da Borracha. Na mesma época, o governo estadunidense, interessado na localização estratégica de Belém, como o aeroporto, vila militar, Grande Hotel. Porém o segundo ciclo não tarda a findar. O Pará renegado outra vez à pobreza.
Redescoberta: Em 1960, o presidente JK constrói Brasília e paralelamente constrói rodovias radiais, livrando ligando diversas regiões do país a nova capital,sendo a rodovia Belém-Brasília uma delas. mudando a temática de transportes no Pará e na Amazônia, que era totalmente fluvial, passando a ser rodoviarista, facilitando o escoamento de produtos e pessoas em direção ao Distrito Federal e ao resto da nação;
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