Ano de 1646 - O território da capitania do Ceará passou do Estado do Maranhão para o Estado do Brasil, integrando-se à capitania de Pernambuco.
1718 - Criação da capitania do Piauí, desmenbrada da do Maranhão, integrando o Estado do Maranhão.
31 de julho de 1751 - o Estado do Maranhão passou a denominar-se Estado do Grão-Pará e Maranhão, tendo a sua capital sido tranferida da Cidade de São Luis para a de Belém do Pará. O seu território compreendia as regiões dos atuais estados do AMAZONAS, RORAIMA, PARÁ, AMAPÁ, MARANHÃO E PIAUÍ.
03 de Março de 1755 - Criação da Capitania de São José do Rio Negro, desmembrada do Estado do Grão-Pará e Maranhão. A Nova capitania compreendia territórios hoje equivalentes ao do atual estado do Amazonas e parte de Roraima. A capital da capitania foi estabelecida na vila de Mariuá, atual Barcelos. Durante os anos de 1792 a 1799 a capital esteve informalmente no Lugar da Barra, a atual cidade de Manaus, onde viria a se instalar oficialmente em 1804. O Estado do Grão-Pará e Maranhão passou a compreender, assim, quatro capitanias: São José do Rio Negro, Grão-Pará, Maranhão e a do Piauí.
20 de agosto de 1772 - a Coroa Portuguesa divide o Estado do Grão-Pará e Maranhão em duas unidades administrativas:
O Estado do Grão-Pará e Rio Negro. com sede em Belém do Pará.
O Estado do Maranhão e Piauí, com sede em São Luis.
Fonte: Wikipédia
Aguarde o 03 capítulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário