Pararelamente, foram realizadas prospecções minerais no Sudeste do Pará (região que tem Marabá como cidade-pólo),responsáveis por descobrirem as RESERVAS DE CARAJÁS: gigantescas reservas mineralógicas que deveriam ser exploradas.
Grande plano de colonização das terras que margeavam as estradas, na linha entre Belém e Brasilia (Sudeste do Pará): onde foram implantadas agrovilas e rurópoles, muitos migrantes foram atraídos, principalmente do Nordeste e Sul, porém fracassaram os planos de assentamento: colonos abandonaram seus lotes e mudaram-se para as maiores cidadesdo Sudeste Paraense, ocasionando um inchaço, grilagem de terras, latifúndios, devastação, desterritorialização de populações tradicionais, corrida pelo Ouro de Serra Pelada e a distância do estado, tornando-se um local desflorestado, dominado por uma elite agrária, muito produtivo (de bens primários) e extremamente violento.
Hidrelética de Tucuruí maior Hidrelétrica 100% brasileira, faz parte do plano de crescimento econômico da região. Inaugurada pelo presidente João Figueiredo, servindo principalmente como fornecedora de energia a baixo custo para os grandes projetos minerais e secundariamente para a população comum do estado
Pará tem a maior reserva MINERALÓGICA DO PLANETA: 75% - Reserva de Carajás 13% de madeira-2% de pimenta e 10% de outros produtos (principalmente energia elétrica da H. de Tucuruí).
Sua capital é uma metrópole comparavél a Belo Horizonte, Porto Alegre ou a Brasilia, com vôos para Europa, Miami e Caribe. Goza de uma infra-estrutura urbana herdada do Ciclo da Borracha,onde ocorrem frequentes e seguidos Booms imobiliário.
Fonte: Wikipédia