Três pesquisadores brasileiros descobriram o mais novo gênero e espécie de roedor brasileiro. Com nome científico de Drymoreomys albimaculatus, que literalmente significa rato das florestas e montanhas, com manchas brancas, o roedor é encontrado somente nas montanhas da Serra do Mar de São Paulo e Santa Catarina. Isso o torna um gênero endêmico da Mata Atlântica Brasileira, um dos biomas mais diversos e ameaçados do mundo, reduzido a uma pequena fração de sua área original.
A descoberta foi feita pelos biólogos Alexandre Reis Percequillo, professor do Departamento de Ciências Biológicas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, Marcelo Weksler, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Leonora Pires Costa, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Além da característica morfológica única que deu nome à espécie — a presença de manchas brancas na garganta — diversas outras características levaram os cientistas a descreverem este roedor como um novo gênero.
“Uma das evidências mais fortes veio da análise do DNA da nova espécie, que mostrou ainda que ela é mais proximamente relacionada a um ratinho que habita os Andes peruanos, chamado de Eremoryzomys polius, do que a qualquer outro roedor na América do Sul”, comenta Percequillo.
Fonte: USP
Fonte: USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário